View Full Version : A barbárie dos povos primitivos.
Mr. Deluxe
07-04-2005, 10:10
Queria partilhar convosco um artigo que li acerca dos rituais guerra e de morte dos povos ‘primitivos’ da Ilha de Timor no inicio do século, com o objectivo de demonstrar que, por vezes, o que nos parece bárbaro, cruel e tipico de povos pouco civilizados pode ser, por vezes, muito mais razoável e humano do que as praticas da nossa ‘civilização’.
Após o regresso de um grupo de guerreiros, transportando as cabeças cortadas dos inimigos:
«À chegada dos vencedores, recebidos com festejos, são oferecidos sacrifícios para apaziguar as almas dos inimigos, pois que, de contrário, os vencedores poderiam ser atingidos por desgraças. Executa-se uma dança acompanhada de um canto que se lamenta a morte do inimigo e se implora o seu perdâo: “Não te encolerizos por termos aqui a tua cabeça; se não tivéssemos sido bafejados pela sorte, a esta hora as nossas cabeças penderiam, talvez, na tua aldeia. Oferecemos-te um sacrifício para te acalmar e, assim, o teu espírito deve estar satisfeito e deixar-nos em paz. Porque foste nosso inimigo? Não teria sido melhor que tivéssemos continuado a ser amigos? Então o teu sangue não teria sido derramado e a tua cabeça decepada.»
- Frazer, O Ramo Dourado, vol. II: «Taboo and the Perils of Soul»
Outros artigos mais adiante demonstram outras e diversas práticas de apaziguação com o inimigo pelas mais diversas tribos, seja na Ilha de Timor, seja na Nova Guiné, na Ilha de Bornéu e nas práticas dos nativo-americanos. Infelizmente o artigo não refere nada sobre os povos arabes (que na época não estavam na ‘moda'), e que seria, no tempo presente, bastante interessante.
Mas o ponto que queria frizar era o de, embora várias praticas que a nossos olhos possam classificar outros povos e culturas como ‘bárbaros’ e ‘atrasados no tempo’ possam, muitas vezes, ser mais civilizados que a nossa própria cultura ocidental que continua-mos a acreditar, infelizmente, como a mais evoluida e norma para todas as outras.
E este respeito pelo inimigo morto e pelo próprio acto de matar (muitos guerreiros, após a morte de um inimigo, passavam semanas de luto e de reclusão de forma a limpar o espirito e a alma) demonstra uma atitude perante o ‘outro’ que, embora inimigo, reconhecem como igual.
Esta é apenas uma forma de tentar com que racismos e xenofobias sejam repensados.
Paulo Portas
07-04-2005, 10:17
Sim cortamos a cabeça aos outros e depois estamos de luto.
BARBARIE?? É ou não é?
Mr. Deluxe
07-04-2005, 10:25
Para mim é muito menos bárbaro do que o acto de bombardear uma cidade sem pensar duas vezes e voltar para o quartel "high-fiving" o resto dos colegas de profissão...
Paulo Portas
07-04-2005, 10:34
O conceito é o mesmo...
Matar o inimigo.
Mr. Deluxe
07-04-2005, 10:41
Sem dúvida, mas há uma diferença entre o assassinato banal e aquele em que se atribui respeito pelo inimigo ao ponto de considerá-lo como um "amigo" noutras circunstancias.
E é esse respeito, aliado a todas as penitencias a que são sujeitos que leva a que o acto de matar seja tudo menos banal nestas culturas aparentemente atrasadas, o que infelizmente não se passa na nossa cultura em que cada vez mais se dá à banalização da morte. Os filmes que vemos mostram os herois a matar pessoas sem problemas e no fim fodem a rapariga bonita sem qualquer peso na consciencia.
Paulo Portas
07-04-2005, 11:57
Sem dúvida, mas há uma diferença entre o assassinato banal e aquele em que se atribui respeito pelo inimigo ao ponto de considerá-lo como um "amigo" noutras circunstancias.
E é esse respeito, aliado a todas as penitencias a que são sujeitos que leva a que o acto de matar seja tudo menos banal nestas culturas aparentemente atrasadas, o que infelizmente não se passa na nossa cultura em que cada vez mais se dá à banalização da morte. Os filmes que vemos mostram os herois a matar pessoas sem problemas e no fim fodem a rapariga bonita sem qualquer peso na consciencia.
É absolutamente normal. Numa sociadade massificada, é normal que actos contra outros povos se tornem "banais".
Mas...
Enquanto esses "barbaros" sempre andam em lutas permanenetes, numa sociedade massificada e escolhida pontualmente, na maioria delas tens lutas cada vez mais rarificadas. Vê o exemplo na Europa, tiveste a jugoslávia e o Kosovo nos ultimos 20 anos.
E normalmente a existir essas mesmas guerras massificadas, tens de compreender que são prepétuadas por um asno que está à frente desses países e liga o cerebro com ligação directa ao intestino grosso.
Hitler; Milosevic; Bush ---> Quer seja uns por ganancia e expansionismo, ou por cobiça a recursos de outros...
Não comparar necessidades de um país com necessidades de uma tribo...
É como considerar a vida em Marte (existente) com a vida na Terra. :roll:
Logo para mim este thread é desprovido de qualquer importancia. São opiniões, 8)
outro exemplo é a antiga forma de combater, que era praticada na antiguidade, e mais tarde também pelos árabes. quando dois exércitos se encontravam, ficavam a uma distância razoável e só se aproximavam os dois generais, ou dois representantes deles. Aqui discutiam as pretensões de um e de outro, e muitas vezes acabavam por resolver a disputa lutando eles próprios ou chamando um campeão de cada exército apra lutar por eles.
só se não houvesse acordo é que os exércitos partiam para a batalha. assim, resolvendo as coisas através dum duelo, podiam poupavar-se muitas vidas.
Em relação a Timor lembro a ida do Papa a Dili onde os soldados Indonésios agrediam Timorenses em frente ao "Santo Padre" e este assistia á cena calmamente e não foi capaz de dar 1 só palavra sobre a ocupação e claro, á "barbarie"
[Anubis]
07-04-2005, 13:24
Hoje em dia, para além de haver a guerra da informação, mata-se à distância, basta carregar num botão, logo dificilmente se poderá olhar para o inimigo como igual
Ghost021
07-04-2005, 15:06
A guerra é o recurso fácil daqueles que são desprovidos de inteligência.
Em relação a Timor lembro a ida do Papa a Dili onde os soldados Indonésios agrediam Timorenses em frente ao "Santo Padre" e este assistia á cena calmamente e não foi capaz de dar 1 só palavra sobre a ocupação e claro, á "barbarie"
nao digas essa verdade porque ele morreu a pouco tempo nao e conveniente dizer isso.
Marabyte
07-04-2005, 16:06
Acho que é tudo "uma questão de honra" (mas sem o Tom Cruise).
Quando nós chegamos ao oriente, classificamos os chineses e os japoneses de barbaros quando eles, e principalmente os nossos amigos nipónicos, são dos povos que mais honra tem.
Aquilo que nós consideramos barbárie para outros pode ser considerado um acto normal.
Mesmo pegando na actualidade, qualquer pessoa com bom senso achará que um suicida matar dezenas de inocentes num espaço publico é barbaro. Mas qual é a diferença entre isso e um país invadir outro em nome da liberdade e matar centenas de inocentes no processo?
E os EUA deram-nos centenas de exemplos durante o século passado. Vietnam, Coreia, Iraque, etc...
Sevotharte
07-04-2005, 21:46
A situação politica do Vietnam e do Iraque são diferentes não compares.
Mr. Deluxe
07-04-2005, 21:56
É absolutamente normal. Numa sociadade massificada, é normal que actos contra outros povos se tornem "banais".
Mas...
Enquanto esses "barbaros" sempre andam em lutas permanenetes, numa sociedade massificada e escolhida pontualmente, na maioria delas tens lutas cada vez mais rarificadas. Vê o exemplo na Europa, tiveste a jugoslávia e o Kosovo nos ultimos 20 anos.
E normalmente a existir essas mesmas guerras massificadas, tens de compreender que são prepétuadas por um asno que está à frente desses países e liga o cerebro com ligação directa ao intestino grosso.
Hitler; Milosevic; Bush ---> Quer seja uns por ganancia e expansionismo, ou por cobiça a recursos de outros...
Não comparar necessidades de um país com necessidades de uma tribo...
É como considerar a vida em Marte (existente) com a vida na Terra. :roll:
Logo para mim este thread é desprovido de qualquer importancia. São opiniões, 8)
Excluindo as lutas fomentadas por partidos politicos dos países que, supostamente, dominam os territorios mais pequenos, diz-me uma tribo "primitiva" que esteja em luta permanente com outra.
E depois que diferença abismal existe entre a Europa e outros povos? Não são culturas? Não são sociedades? Porquê dizeres que comparar dois povos, duas comunidades de seres humanos é o mesmo que comparar duas especies diferentes de planetas diferentes? Para mim o que disseste é que não faz sentido algum.
Asatchaq
08-04-2005, 01:46
trata-se de olhar o outro como irmão...
nós n nos vemos como irmãos, nem como parte de um mesmo organismo.
odiamo-nos e matámos, sem pensar nisso... o outro é apenas um cromo q se meteu no nosso caminho... EU EU EU
é o ego... apenas e só.
EU ganhei, EU consegui e ele perdeu, EU fui melhor, EU consegui o q queria para MIM, ele n era como EU, era um otário q nem aos MEUS pés chegava...
P´RÓ CARALHO!!!
ao menos os supostos primitivos, qndo os caminhos se cruzam, têm consciência da merda q estão prestes a fazer, tentam outros caminhos, e qndo estes n existem, ou n são possiveis, partem irremediávelmente para o conflito... mas têm noção de q mataram iguais, de q esta foi a única forma de eliminar um "virus" do corpo ao qual tb pertencem... e por isso choram a perda de um membro desse mesmo corpo, e tentam restabelecer aquilo q foi alterado... equilibram as energias eliminando ódios multi-dimensionais...
Marabyte
08-04-2005, 09:00
A situação politica do Vietnam e do Iraque são diferentes não compares.
Não me lembro de Deus ter morrido e dar o direito aos EUA de invadirem todos os países onde tenham interesse economico ou politico.
Dei os EUA como exemplo por terem marcado o seculo passado. No entanto nós tambem temos telhados de vidro...
Mas voltando ao tópico, os povos ou tribos ditas primitivas honram os mortos em batalha.
Sejam eles aliados ou inimigos. Deu no canal História ainda há poucos dias lutas de pequenas tribos em Africa que após o confronto, enviavam os corpos dos guerreiros inimigos de volta para a aldeia deles para que tivessem um funeral apropriado.
Para povos que mal andam vestidos, que o auge tecnologico deles foi descobrir o fogo´, são muito mais civilizados do que nós.
Shadow14
08-04-2005, 16:50
outro exemplo é a antiga forma de combater, que era praticada na antiguidade, e mais tarde também pelos árabes. quando dois exércitos se encontravam, ficavam a uma distância razoável e só se aproximavam os dois generais, ou dois representantes deles. Aqui discutiam as pretensões de um e de outro, e muitas vezes acabavam por resolver a disputa lutando eles próprios ou chamando um campeão de cada exército apra lutar por eles.
só se não houvesse acordo é que os exércitos partiam para a batalha. assim, resolvendo as coisas através dum duelo, podiam poupavar-se muitas vidas.
O filme troia mostrou isso...
On-topic:Desconhecia isso por acaso,a honra hoje em dia e quase nula...pelo menos nos sitios "civilizados" é praticamente nula,e para se resolver discussoes da pior maneira (guerra) sao utilizadas medidas cada vez mais cobardes na minha opiniao...mas tambem para que voltarmos todos para a epoca mediaval e lutar com espadas e lanças se temos misseis que destroem cidades?
Paulo Portas
08-04-2005, 16:58
Excluindo as lutas fomentadas por partidos politicos dos países que, supostamente, dominam os territorios mais pequenos, diz-me uma tribo "primitiva" que esteja em luta permanente com outra.
E depois que diferença abismal existe entre a Europa e outros povos? Não são culturas? Não são sociedades? Porquê dizeres que comparar dois povos, duas comunidades de seres humanos é o mesmo que comparar duas especies diferentes de planetas diferentes? Para mim o que disseste é que não faz sentido algum.
Não me fiz entender, mas acho que escrevi claro como água. Se não entendeu o que quis dizer, leia com atenção. E depois verá o sentido que eu transmiti à minha opinião.
As tribos indias da américa do norte estavam sempre em guerra. As tribos da oceania (Actual indonésia tb). Às vezes por haver um casamento na aldeia uma das formas de festejar era pegarem na canoa e irem matar inimigos doutra ilhota ao lado.
A técnologia evolui a maneira de matar evolui o ser humano continua com as mesmas mesquinhices... :roll:
Marabyte
08-04-2005, 17:14
A nossa Idade média tb não tinha muita honra...
Os povos nórdicos tinham bastante honra... mas eram dos poucos na Europa.
Shadow14
08-04-2005, 18:18
eu quando disse epoca mediaval tava a referir so as armas,porque era necessario tares ali no campo de batalha a combater,e nao tal como agora que se ta a uma distancia a disparar...
Grande coisa, em Africa cortavam o penis e os testiculos aos putos para uma formula para curar a SIDA, e ainda no mesmo continente cortam os labios(da vulva) e o clitoris as miudas jovens!
Mr. Deluxe
09-04-2005, 02:48
Grande coisa, em Africa cortavam o penis e os testiculos aos putos para uma formula para curar a SIDA, e ainda no mesmo continente cortam os labios(da vulva) e o clitoris as miudas jovens!
Por outro lado nós ostracizamos e assassinamos gays quando começou a sida e exigimos um ideal de beleza às nossas jovens que quando estas não o conseguem cumprir são praticamente postas de parte na sociedade.
É obvio a curcuncizão feminina é violento, mas antes de olhar para povos que não conhecemos realmente, à que olhar para nós mesmos primeiro!
Unicornis
10-04-2005, 00:28
As pessoas honradas são cada vez menos, mas os primitivos não ficavam de luto por uma questão de honra, mas porque estavam cagados por acreditarem que o espírito do inimigo seria menos combatível que o inimigo vivo.
vBulletin v4.0.2, Copyright ©2000-2010, Jelsoft Enterprises Ltd.